Login da Família
Você já possui conta na Sense Sitter?
- Lembre-se: você nunca poderá deixar o bebê sozinho sobre o trocador.
- Se possível, fixe o trocador à parede com parafusos. O ideal é que ele fique distante de janelas, cortinas, luminárias e de outros objetos que possam cair ou ser puxados pela criança. Conforme for crescendo, o bebê ficará cada vez mais curioso e ativo: ele poderá agarrar objetos próximos, rolar sobre si mesmo e levar coisas à boca.
- Se houver aquecedor no quarto, mantenha-o longe do berço e de materiais inflamáveis. Nunca deixe o aparelho ligado sem supervisão.
- Evite usar extensões elétricas no ambiente.
Um berço seguro é um berço limpo e livre de objetos. Nos primeiros meses de vida, o bebê não consegue se livrar sozinho de tecidos ou objetos que acabem cobrindo sobre seu rosto, portanto, quanto mais cheio de coisas está o berço, maior o perigo de asfixia.
- Garanta que a roupa de cama do berço esteja sempre limpa. Prefira tecidos de algodão, sem bordados ou protuberâncias, e em tons claros, para visualizar com mais facilidade se o tecido está limpo ou não. A roupa de cama deverá ser trocada sempre que estiver suja ou pelo menos a cada 5 dias em períodos mais frios e a cada 2 dias no calor.
- Não coloque travesseiros, mantas nem almofadas junto com o bebê no berço.
- O colchão deve ser firme para dar sustentação ao corpo do bebê. Colocar a criança para dormir sobre um colchão macio ou em cima de almofadas aumenta o risco de morte súbita.
- Não deve haver espaços maiores do que 2,5 cm entre o colchão e as laterais do berço. O objetivo é evitar que a criança caia no vão e se sufoque.
- Como muitos bebês apresentam algum nível de refluxo (retorno do conteúdo do estômago para o esôfago), recomenda-se elevar a cabeceira do berço em um ângulo de 30 graus.
Atenção: é todo o tronco da criança que deve ficar elevado, e não apenas a cabeça. Para isso, a melhor solução é colocar uma almofada antirrefluxo embaixo do colchão. É possível encontrar esse tipo de almofada em casas especializadas.
- Não é recomendável colocar protetores de berço grandes, macios demais ou no formato de rolo. Prefira protetores estreitos e com laços discretos – prenda-os de maneira bem firme pelo lado de fora. Melhor ainda é trocar os protetores estofados por uma tela de proteção respirável – uma alternativa mais segura, mais barata e que também está disponível em lojas de artigos para bebês.
- No frio, o ideal é colocar o bebê para dormir em um saco de dormir em tamanho adequado para sua idade ou bem agasalhado, sem cobertor nem lençol extra.
Atenção:
Se você participar da escolha de sacos de dormir para compor o enxoval da criança, veja para quais temperaturas o produto é indicado e se o tamanho é adequado. Se for grande demais, o bebê pode escorregar para dentro do saco e ter dificuldades para respirar. Cuidado também com sacos que tenham detalhes como bordados e botões costurados, que podem se soltar. Modelos mais simples costumam ser os mais seguros.