Login

Você já possui conta na Sense Sitter?

Esqueci minha senha
Esqueci minha senha

Insira abaixo o seu email para enviarmos as instruções de recuperação da sua senha

Voltar

O bebê prematuro

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o bebê é considerado prematuro quando nasce antes de a gestação ter completado 37 semanas. No Brasil, estima-se que, a cada dez bebês, ao menos um nasça prematuro.

O prematuro é um bebê mais sensível e suscetível a infecções e outros problemas de saúde. Por isso, é preciso redobrar os cuidados. 

O momento de alta do hospital é definido caso a caso, mas normalmente o bebê já pode ir para casa quando está ganhando peso e se alimentando bem geralmente, quando chega perto dos 2 kg e está por volta do que seria a 37ª semana de gestação.

Enquanto o bebê estiver no hospital, família e cuidadora podem tirar dúvidas com os pediatras e enfermeiros responsáveis. Essas equipes costumam ser muito abertas para conversar e dar orientações.

Algumas características do bebê prematuro:

- Ele é menor e mais levinho do que um bebê nascido em condições normais.

- Ele leva mais tempo para fixar o olhar e diferenciar o dia da noite.

- Precisa mamar com mais frequência. Alguns precisam usar sonda gástrica por algum tempo.

- Demonstra cansaço mais rapidamente (respiração acelerada, irritação) do que outros bebês.

- É mais sonolento e muitas vezes é preciso acordá-lo no horário das mamadas.

- Pode engasgar com mais frequência ao se alimentar, pois ainda está desenvolvendo os reflexos de sucção e deglutição (ato de engolir).

- É mais suscetível a assaduras, pois tem a pele ainda mais fina e sensível. Por isso, é necessário trocar a fralda com mais frequência.

Como a babá pode ajudar enquanto o prematuro está no hospital?

Enquanto o bebê prematuro está no hospital, a babá pode ajudar de várias maneiras:

- Ficando na casa da família e cuidando das roupinhas (que vão e voltam do hospital) e de outros materiais. Ela pode lavar as roupinhas sujas, passar as que estão limpas e preparar as peças que serão levadas para o hospital.

- Mantendo o quarto do bebê limpo e cuidando do estoque de materiais de higiene e outros produtos.

- Indo até o hospital eventualmente para dar apoio à mãe. Ela pode, inclusive, passar mais tempo no hospital para que a mãe e o pai possam descansar em casa por alguns períodos.

Você sabia?

O banho de sol é ainda mais importante para o bebê prematuro, pois ele nasce com deficiência de vitaminas. A luz do sol estimula a produção de vitamina D e previne o raquitismo (enfraquecimento dos ossos). Outro ponto positivo é que o sol ajuda a curar e evitar assaduras.

Dê o banho de sol sempre antes das 9h da manhã e após as 16h. O bebê deve ficar sem roupa, com o rosto protegido. O tempo de exposição pode ser aumentado aos poucos, até chegar a 15 minutos. 

Tags

Bebê Prematuro Cuidados Dicas