Login da Família
Você já possui conta na Sense Sitter?
O lar da família é o ambiente de trabalho da babá, e possui normas e procedimentos a serem seguidos, assim como ocorreria em um escritório.
Todas as regras devem ser acertadas entre a cuidadora e os pais antes mesmo do início do trabalho. Além do acordo sobre os serviços prestados que aborda dias de trabalho, horário do expediente e de almoço, tarefas sob sua responsabilidade, remuneração e férias, os pais podem estabelecer outras exigências, como o uso de uniformes, restrição ao uso de celulares ou pedir que você viaje com a família. Essas solicitações devem ser encaradas com naturalidade, pois acontecem em qualquer ambiente de trabalho e foram pensadas para que você consiga cumprir melhor com suas obrigações.
Não fale com outras pessoas, mesmo consideradas de confiança, sobre fatos pessoais da família ou da criança sob sua responsabilidade. Evite qualquer tipo de comentário, inclusive sobre seus colegas de trabalho.
Tenha cuidado para não danificar os móveis e outros bens da família em que você trabalha.
Respeite a privacidade das pessoas. Não mexa em documentos e pertences que não são seus.
Seja sempre honesta, gentil e cuidadosa ao realizar seu trabalho.
Tenha foco. Não use o horário de seu expediente para realizar tarefas pessoais. Ao fim da jornada, certifique-se de que a casa está da mesma forma que você a encontrou.
Nunca deixe a criança sozinha. Lembre-se que mesmo ambientes seguros podem apresentar riscos. Nunca deixe crianças pequenas sem companhia.
Evite rotular os comportamentos infantis: se a criança tem dificuldade em esportes ou matemática, por exemplo, você deve incentivá-la a continuar se esforçando e mostrar que o mais importante é se divertir, ou aprender a lição, e não competir com os demais. Afirmar que a criança “não tem jeito” para determinada atividade é uma atitude precipitada e que pode trazer sérias consequências para a vida dos pequenos.
Mantenha a atenção na criança. Se, ao sair com ela, você encontrar algum conhecido no caminho, apenas o cumprimente e deixe para conversarem fora de seu expediente. Para a criança, trata-se de um momento de lazer, mas, para você, é seu horário de trabalho. Caso encontre algum famoso, é proibido "tietar", não peça autógrafos nem fotos. Se for uma celebridade da qual goste muito e seus patrões estiverem presentes, peça-lhes permissão para se aproximar do famoso; caso contrário, guarde o "encontro" apenas em sua memória.
Levante-se com antecedência. Mesmo que você durma na casa da família, levante-se antes do início de seu expediente. Calcule quanto tempo você leva para se arrumar, para organizar seu quarto (o que necessariamente deve ser feito, caso você durma no trabalho) e para tomar seu café da manhã. Quando chegar a hora, esteja com tudo pronto para começar a trabalhar pontualmente.
Planeje seu almoço. Acerte com os pais a duração do intervalo de almoço, seu horário de início e de término e como a refeição será realizada. Talvez você tenha que trazer a comida de casa (a marmita), a família ofereça a refeição já pronta, ou você tenha que cozinhar usando os ingredientes disponíveis na casa.
Planeje as demais refeições. Ao longo do dia, todos sentem fome e precisam fazer pequenas pausas para refeições rápidas. O ideal é fazer apenas duas pausas por dia (uma entre o café da manhã e o almoço, outra entre o almoço e o fim do expediente), que não devem durar mais que 15 minutos. Mesmo que a família permita que você consuma todos os alimentos da casa, é interessante levar seus próprios “lanchinhos”, assim como fazem os funcionários de escritórios. Não consuma qualquer alimento para o qual você não tenha recebido a permissão.
Sempre deixe pronta a bolsa das crianças. Ela deve estar preparada com todos os itens necessários para trabalhar com os pequenos. Leve uma ou duas mudas de roupas para cada estação, já que vocês podem enfrentar variações bruscas de temperatura em um único dia.