Login

Você já possui conta na Sense Sitter?

Esqueci minha senha
Esqueci minha senha

Insira abaixo o seu email para enviarmos as instruções de recuperação da sua senha

Voltar

Situações de urgência e emergência na infância

- Cortes e arranhões com sangramento: lave o local com água corrente e, em seguida, use um pano limpo para comprimir o machucado até ele parar de sangrar.

- Lesão com ossos expostos: nunca tente colocar no lugar. Cubra o local com gaze ou pano limpo e leve a criança imediatamente para o hospital.

- Fraturas e outras lesões ortopédicas: eleve a área machucada e coloque uma bolsa de gelo no local. Se houver muita dor, inchaço, vermelhidão e você desconfiar de uma fratura, procure o médico.

- Engasgos: coloque a criança de barriga para baixo apoiada na sua coxa ou antebraço, com a cabeça num nível mais baixo do que o restante do corpo. Com a mão em forma de concha, bata nas costas da criança até ela expelir o objeto. Se não funcionar, coloque a criança de barriga para cima e pressione o osso da costela na altura dos mamilos. Atenção: nunca coloque os dedos na boca da criança para retirar o objeto - isso pode empurrá-lo ainda mais.

- Mordeduras e picadas: lave o local com água e sabão. Não há necessidade de curativos. Caso a criança apresente reação alérgica (inchaço excessivo, vermelhidão, falta de ar), leve-a ao pronto socorro.

- Intoxicação (com produtos de limpeza, inseticidas, medicamentos etc.): afrouxe a roupa da criança, procure mantê-la em ambiente arejado e leve-a imediatamente ao pronto socorro. Nunca tente provocar vômito.

- Queimaduras: coloque a área queimada sob água corrente e, se a lesão for apenas superficial, cubra-a com um pano limpo. Em casos graves, chame socorro médico. Jamais aplique produtos (pasta de dente, pomada, manteiga) no local queimado nem estoure as bolhas.

- Convulsões: afaste a vítima de escadas, objetos pontudos e de lugares em que ela possa se machucar. Não impeça os movimentos da vítima nem force a abertura da boca. Proteja a cabeça dela com travesseiro e almofadas, sem prendê-la. Após a crise, leve a criança ao pronto socorro.

- Desmaio: deite a criança e eleve suas pernas, para que a cabeça fique baixa em relação ao restante do corpo. Afrouxe as roupas e mantenha o local arejado. Quando a criança retomar a consciência, não a levante imediatamente.

Tags

Emergência Cuidado Infantil Primeiros Socorros