Login da Família
Você já possui conta na Sense Sitter?
Por causa das diferenças de anatomia, existem alguns cuidados especiais ao trocar a fralda e fazer a higiene íntima de meninas e meninos. Falaremos sobre essas diferenças um pouco mais à frente.
Para começar, vamos listar alguns cuidados gerais, válidos para todos os casos:
- Lave as mãos antes e depois de trocar a fralda do bebê.
- Lembre-se das recomendações para ter um trocador seguro e prático: mantenha-o abastecido com fraldas (pelo menos 12) e roupinhas limpas; tenha todos os demais itens de que precisar (água morna, algodão etc.) ao alcance do seu braço; mantenha uma lata de lixo ao lado, para descartar as fraldas sujas.
Atenção! Nunca deixe o bebê sozinho sobre o trocador.
- Troque a fralda sempre que o bebê fizer xixi ou cocô. Nas primeiras semanas de vida do bebê, serão em média sete trocas de fralda por dia.
- Se a fralda estiver úmida, mas você ficar em dúvida se o bebê fez xixi ou não, troque mesmo assim. O contato com umidade (seja de xixi, cocô ou suor) pode irritar a pele da criança.
- Faça a limpeza da região mesmo que o bebê tenha feito apenas xixi.
Você sabia? A maioria dos bebês faz cocô e xixi durante a mamada.
- Tire a fralda de frente para trás, erguendo as perninhas da criança.
- A higiene deve ser simples, suave e cuidadosa. Limpe o bumbum e os genitais da criança apenas com algodão embebido em água morna – ou faça a limpeza diretamente na pia, também com água morna. Limpe o bebê de forma suave, sem esfregar.
- O bebê precisa estar bem sequinho antes de colocar a nova fralda. Se possível, deixe a criança sem fralda por um tempo, secando naturalmente. Outra opção é usar um secador em temperatura morna – nesse caso, primeiro teste a temperatura do ar em seu antebraço.
- Limite o uso de lencinhos umedecidos e perfumados, pois eles podem irritar a pele do bebê. O ideal é reservar esses lencinhos apenas para passeios e situações de emergência.
- Não é recomendável usar talco, pois o pó pode causar problemas respiratórios. De qualquer forma, se optar por usá-lo, passe-o primeiro em suas mãos, mantendo distância do rosto do bebê, e então o aplique na pele da criança.
- Converse com o pediatra sobre a necessidade de aplicar pomadas ou cremes ao trocar a fralda. Como forma de prevenção contra assaduras, prefira as pomadas mais leves e fluidas, que sejam fáceis de remover. Pomadas “grudentas” ou muito oleosas são difíceis de retirar – e, ao esfregarmos demais, podemos irritar a pele do bebê. Caso a criança tenha assaduras, troque a pomada do dia a dia por uma específica para esse problema, recomendada pelo médico pediatra. Continuar aplicando a pomada do dia a dia sobre as assaduras estimula o acúmulo de bactérias e pode piorar o problema.
- Se o bebê ainda tiver cordão umbilical, não deixe a fralda sobre ele. Se ficar por dentro da fralda, a região do umbigo pode ter contato com fezes ou urina e acabar infeccionando. Para evitar isso, faça uma dobra na parte de cima da fralda e deixe o umbigo descoberto. Dobre a cintura da fralda para deixar o cordão umbilical para fora.
- A fralda deve ficar justa, mas nunca apertada. O ideal é que seja possível colocar seu dedo entre a barriga do bebê e a fralda.